top of page

Livros que Inspiram lideranças

A Startups publicou uma matéria "Vai empreender em 2025? C-Levels e investidores indicam livros para ajudar" e achei curioso a diferença das indicações de líderes mulheres e homens, resolvi dividir o pensamento com vocês.





Livros indicado pelos Líderes Homens

Livro

Quem indicou

Link do livro

Marcello Gonçalves (DOMO.VC)

12 Regras Para a Vida: Um Antídoto Para o Caos

Dan Yamamura (Fuse Capital)

Como chegar ao sim: Como negociar acordos sem fazer concessões

Richard Zeiger (MSW Capital)

As 3 leis do desempenho

Francisco Ferreira (Open Co)

Rápido e Devagar: Duas formas de pensar

Guilherme Skaf Amorim (Wayra Brasil)

Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms...

André Abreu (BossaBox)

Qual é seu problema?

Rogério Cunha (Mandu)

High Output Management

Danrley Morais (IFTL Education)

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

André Cruz (Digital Manager Guru)


Livros indicado pelas Líderes Mulheres


Livro

Quem Indicou

Link do livro

Coragem para Liderar

Ana Carolina Gozzi (CAA)

À Beira do Abismo

Carine Roos (Newa)

21 lições para o século 21

Ana Julia Kiss (Humora)

Líderes que Curam

Fabiana Ramos (PinePR)

Mulheres que Correm com os Lobos

Eduarda Gouvêa (Droom Investimentos)

Apaixone-se pelo problema, não pela solução

Ingrid Barth (Abstartups/Pilotln)


1. Temas e Foco dos Livros

Homens:

Mulheres:

Os livros recomendados por homens tendem a focar em aspectos mais técnicos e estratégicos do empreendedorismo, como negociação, desempenho, gestão de equipes, tomada de decisões e inovação. Há uma forte ênfase em habilidades práticas, como resiliência, liderança eficaz e gestão de processos. Exemplos incluem Como chegar ao sim (negociação), High Output Management (gestão) e Competing in the Age of AI (tecnologia e estratégia).

As recomendações feitas por mulheres abordam temas mais relacionados à liderança emocional, autoconhecimento, empatia e vulnerabilidade. Livros como Coragem para Liderar e Líderes que Curam destacam a importância da compaixão, da autenticidade e da construção de ambientes de trabalho psicologicamente seguros. Mulheres que Correm com os Lobos e À Beira do Abismo também exploram jornadas de autoconhecimento e resiliência emocional.


2. Abordagem de Liderança

Homens:

Mulheres:

A liderança é frequentemente retratada como uma questão de eficiência, estratégia e resolução de problemas. Livros como Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e Qual é seu problema? enfatizam a importância da disciplina, da proatividade e da análise racional para superar desafios.

A liderança é vista como uma prática mais humana e compassiva, com foco na construção de relacionamentos autênticos e no desenvolvimento de equipes engajadas. Coragem para Liderar e Líderes que Curam destacam a vulnerabilidade e a empatia como pilares da liderança eficaz.


3. Abordagem de Liderança


As recomendações de livros por gênero refletem diferenças sutis, mas significativas, nas abordagens de liderança e empreendedorismo. Enquanto os homens tendem a priorizar habilidades técnicas e estratégicas, as mulheres enfatizam a importância da empatia, da vulnerabilidade e do autoconhecimento.


Ambas as perspectivas são complementares e essenciais para o sucesso no mundo dos negócios, sugerindo que a combinação de habilidades práticas e emocionais pode ser a chave para uma liderança verdadeiramente eficaz.


A estratégia é observar e compreender como utilizar essas visões nos momentos mais adequados, a fim de conseguir os melhores resultados.

Comments


bottom of page